domingo, 27 de outubro de 2013

Isaac Newton morreu virgem e 9 outros fatos sobre o brilhante e bizarro físico

Isaac Newton hoje é venerado como um dos maiores cientistas de todos os tempos – o pai da mecânica clássica e cocriador do cálculo. Mas, em sua época, Newton era conhecido por muitas coisas, incluindo um comportamento muito bizarro e uma personalidade que pode ser considerado peculiar na melhor das hipóteses. Considere estes 10 fascinantes fatos sobre Newton:

Fato 1:Newton era um grande pecador.Pelo menos era o que ele pensava. Quando tinha 19 anos, o futuro matemático possuía uma a lista de 48 pecados de que ele era culpado. Varias transgressões de “impertinência” com sua mãe e “ter possuir pensamentos, palavras, ações e sonhos impuros”. Ele também confessou que “comeu uma maçã em tua casa”, embora ele não diz sobre o que se tratava quando dizia “a maçã”.

Fato 2: Ele enfiou uma agulha em sua órbita ocular – de propósito.Na época de Newton pouco se sabia sobre as propriedades da luz. Newton, curioso, embarcou em seu próprio estudo detalhado de ótica – e ele passou a ser a sua própria cobaia, sondando seu olho com uma agulha. Experiencia que ele detalha em seu em seu diário.

Fato 3:Ele teve dois colapsos nervosos.Em 1678, depois de se envolver em uma disputa sobre os aspectos de sua teoria da óptica, Newton acredita ter sofrido um colapso nervoso. Em 1693, ele teve um outro, depois que ele se aposentou da pesquisa científica. Newton culpou sua segunda pane a falta de sono, embora os historiadores mencionar outras causas possíveis, incluindo envenenamento químico a partir de experimentos, bem como os efeitos acumulados de depressão psicológica crônica.

Fato 4:Ele nasceu prematuro de pais com baixa escolaridade. Newton nasceu no condado Inglês de Lincolnshire , o único filho de um fazendeiro, também chamado Isaac Newton, e sua esposa, Hannah Ayscough. Nascido três meses prematuro, ele era tão pequeno que ele podia caber dentro de uma caneca, segundo sua própria mãe teria dito. Seu pai era analfabeto, e sua mãe era capaz de ler com dificuldade. Ele somente foi capaz de ir para a universidade, porque sua mãe se casou novamente e por isso tinham algum dinheiro.

Fato 5:Ele serviu mesas. Como um estudante da Universidade de Cambridge. Ele era um “sizar”, termo usado para descrever uma graduação que recebe ajuda financeira em troca de executar tarefas domésticas. No caso de Newton, que incluiu ser um garçom e cuidar dos quartos dos outros alunos.

Fato 6:Ele era um cara solitário.Alguns têm especulado que Newton sofria de uma doença mental (talvez transtorno bipolar) ou autismo. Isso é difícil de saber com certeza, mas uma coisa que está clara é que Newton era cronicamente solitários. Sempre esteve só, em sua infância e também na idade adulta.

Fato 7:Ele escapou a Grande Peste.Quando um devastador surto de peste bubônica atingiu Cambridge em 1665, Newton e seus colegas foram mandados para casa para enfrentar a epidemia.

Fato 8: Ele praticou alquimia.Embora justamente célebre por seu gênio científico, Newton também se envolveu na alquimia – uma pseudociência, cujo objetivo é transformar metais, chumbo e outros em ouro.

Fato 9: Ele não pensou em suas teorias depois de ver uma maçã cair no chão.“A maioria das pessoas pensa que Newton foi atingido na cabeça com uma maçã”, disse Gleick da HuffPost Science. “Mas provavelmente não é verdade.” O que provavelmente é verdade, disse ele, é que Newton percebeu que a mesma força invisível que causa a queda de uma maçã também afeta os movimentos da lua.

Fato 10: Ele morreu virgem.Newton nunca se casou e, embora seja impossível verificar, é amplamente acreditado nunca ter tido relação sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário